Constituintes do Veículo
O automóvel é uma complexa máquina constituída por elementos
básicos e um elevado número de componentes constituintes do veículo e
acessórios que são parte integrante do mesmo.
Podemos dividir o veículo em grandes partes fundamentais:
- o motor
- o sistema eléctrico
- a direcção
- os travões
- a transmissão
- a suspensão
- o quadro, a carroçaria e a caixa
Quadro, Carroçaria e Habitáculo:
O quadro ou chassis, é uma estrutura rígida e resistente
situada na parte inferior do veículo, constituída por duas compridas longarinas
de ferro ligadas entre si por várias travessas.
Esta estrutura serve de apoio à carroçaria e ao habitáculo
dos passageiros ou, no caso dos veículos de mercadorias, à cabina e caixa de
carga.
Para reduzir o peso e obter uma razoável economia, nos
automóveis de passageiros modernos, o tradicional chassis e carroçaria são
substituídos por um sólido e resistente "monobloco" construído de aço
estampado e reforçado.
Nestes veículos, o habitáculo é quase indeformável, de modo
a proteger os passageiros em caso de acidente ou colisão.
Painel de Instrumentos
No painel de instrumentos do veículo existe uma série de
avisadores que indicam o comportamento do veículo e dos vários órgãos,
nomeadamente:
- Velocímetro: indicador da velocidade instantânea (também designado por Celerímetro)
- Conta-Rotações: indicador do número de rotações do motor por minuto (também designado por Taquímetro)
- Manómetro: indicador da pressão do óleo de lubrificação do motor
- Conta-quilómetros Parcial: indica os Kms percorridos pelo veículo durante um determinado percurso
- Conta-quilómetros Total: indica os Kms percorridos pelo veículo ao longo de toda a sua vida
- Termómetro: indicador da temperatura do líquido de refrigeração
- Indicador do nível de combustível: indica a quantidade de combustível existente no depósito (também designado porLiquidometro)
- Amperímetro: informa se o alternador ou dínamo está a gerar energia para fornecer à bateria e aos restantes circuitos
O Velocímetro e o Tacógrafo
Todos os automóveis, motociclos e ciclomotores devem estar
equipados com um indicador da velocidade instantânea atingida pelo veículo
(velocímetro), colocado de modo a permitir a sua fácil observação pelo
condutor.
Os automóveis pesados devem estar equipados com um
"tacógrafo", dispositivo que engloba um velocímetro, um relógio e um
conta-quilómetros.
O tacógrafo regista graficamente em disco de papel
personalizado para cada veículo e condutor todos os pormenores de trabalho e
descanso de ambos.
Os discos de registo devem ser substituídos de 24 em 24
horas ou nas mudanças de turno, no início do trabalho de cada condutor.
Os referidos indicadores, devem ser devidamente iluminados
durante a noite.
Órgãos de Comando do Veículo
Para poder conduzir o veículo, o condutor dispõe de um
conjunto de órgãos de comando, sendo uns accionados com os pés e outros com as
mãos.
O volante da direcção é um dos principais comandos que
orienta a trajectória do veículo, exigindo a acção quase permanente das mãos.
- O travão e o acelerador são dois pedais accionados com o pé direito.
- O pedal de comando da embraiagem é accionado com o pé esquerdo, de modo que o movimento do motor só se transmita totalmente às rodas quando o mesmo esteja totalmente solto.
- O selector da caixa de velocidades é accionado com uma das mãos devendo para o efeito o pedal da embraiagem estar pisado a fundo (pé esquerdo) e o pedal da aceleração estar totalmente solto (pé direito).
- Ao mudar para uma velocidade mais alta, a potência motora das rodas diminui e inversamente, quando se passa para uma velocidade mais baixa obtém-se maior potência motora nas rodas, excepto se não acelerar, caso em que o motor produz um efeito de travagem.
- A alavanca do travão de estacionamento (travão de mão) é utilizada para deixar o veículo parado em condições de segurança, mas pode também servir para evitar que ele descaia, quando se arranca numa subida.
- Os manípulos e interruptores de comando das luzes e dos indicadores de mudança de direcção encontram-se situados de modo a serem accionados facilmente sem afastar demasiadamente a mão do volante.
Órgãos de Regulação
Se o condutor que vai iniciar a condução tiver uma estatura
física muito diferente da pessoa que conduziu o veículo anteriormente, é
necessário proceder previamente aos ajustamentos que lhe permitam conduzir sem
grande esforço físico e dispor da melhor visibilidade possível para o exterior:
- Primeiro deve ser regulada a posição do banco que, para o efeito, dispõe de manípulos que permitem a afinação do assento, da inclinação do apoio das costas e da distância até aos pedais.
- O condutor deve ficar bem instalado, sem que o tronco fique muito vertical nem excessivamente inclinado para traz, de modo que consiga carregar a fundo no pedal da embraiagem com a perna ligeiramente flectida.
- A seguir regulam-se os espelhos retrovisores, que dispõem de sistemas que permite fixá-los na posição ideal para que o condutor observe à maior distância possível sem ter que alterar a posição do corpo.
- Por fim regula-se a posição do encontro de cabeça existente nos bancos dos veículos modernos, destinado a evitar o perigo de uma lesão cervical, no caso de ocorrer qualquer colisão violenta na retaguarda.
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